Por Andréia Sabi – OAB/SC 49.200 - Advogada e Consultora em Compliance, Atuação nas áreas de Direito Empresarial e Direito de Saúde. Especialista em Liderança, Gestão e Auditoria em Sistemas de Saúde.
Não importa se seu negócio é B2B (business-to-business) ou B2C (business-to-consumer). Todas as empresas precisam se adequar às determinações da LGPD.
Os negócios B2B (onde empresas comercializam seus produtos ou serviços para outras empresas) precisam ficar atentos, pois todas as empresas possuem equipes de colaboradores e portanto, deverão cuidar dos dados pessoais e ou sensíveis de suas equipes.
Também deverão adotar cautelas na fase de recrutamento de novos colaboradores e cuidar de todo o fluxo de dados da área de Recursos Humanos.
Além disso, também precisarão ajustar suas atividades internas relacionadas à Segurança da Informação, afinal os seus parceiros de negócios acabarão por exigir a adequação para manter contratos comerciais.
Deverão também alinhar as ações de segurança e transferência de dados para terceiros como Escritório de Contabilidade, Agência de Publicidade, Empresa de Segurança e Monitoramento ou outros fornecedores.
Portanto, não estar em conformidade com a LGPD significa perder espaço no mercado.